10/01/2011

Pra quem quer ser escritor de web quando crescer

Com essa história de fanfics, agora tem bastante gente começando a escrever e me perguntando umas coisas, pedindo dicas, etc. Apesar de eu ter uma web da horinha, eu não sou lá tão experiente no assunto aheuahe PQOGSPN foi minha primeira web, eu comecei ha menos de um ano, nunca fui de escrever e nunca tinha lido nenhuma web antes disso =P Até hoje nunca li nenhuma inteira UAEH Voltando a falar das fanfics, são as únicas que eu to lendo =)

Pra quem vive numa bolha e AINDA não tá ligado da comunidade de fanfics, ta aí o link: Fanfictions ▬ PQOGSPN?!
Pra quem não sabe o que é fanfic (eu tb não sabia :D), vou copiar e colar a descrição da cmm:

"Fanfiction, traduzindo, é ficção de fã. Fã é ser grande admirador de algo/alguém. Ficção é um produto da imaginação, uma história inventada. Portanto fanfictions são histórias inventadas pelos fãs de algo já existente, no caso o sucesso Por que os garotos só pensam naquilo?!, por Fred Krueger.
  Após conquistar uma legião de fãs, aqui está o espaço para conhecer e inventar sobre nossos amados personagens.

  Leia, divirta-se, crie, imagine. Sua vez de fazer PQOGSPN."

PEGA ESSE "o sucesso Por que os garotos só pensam naquilo?!, por Fred Krueger." E "uma legião de fãs" !! AEUAEH Se eu não me conhecesse e lesse essa descrição ia falar CARAIO MULEQUE FODA HEIN! hahahauhahuahu
É isso. Deu pra entender o que é? =P Resumindo, nessa comunidade tu pode postar qualquer web que seja relacionada a pqogspn. Tu pode inventar uma história narrada pelo Fred em que ele vai pra Londres e descobre que tem uma irmã mais velha muito gata mas não pode pegar ela porque é irmã e isso seria incesto e incesto é uma bad. =)

Eu to enrolando pra caralho mas a intenção desse post é DICAS PRA CRIAR HISTÓRIAS=) Como eu ja falei no começo pra ja deixar tudo bem claro, eu não sou o cara mais foda no assunto mas queria ajudar quem tivesse meio inseguro pra escrever uma web=P

Pra começar cara, É SÓ UMA WEB UHAHUAHU Não precisa ficar surtando! Posta e tá de boa. Se tu não curtir mais, para de escrever, fim. O negócio é pensar que tu tá postando pra se divertir, nao pra sei la, ganhar dinheiro. Sem pressão=). É pra ser LEGAL, entendeu? Ninguém vai te pagar pra escrever, entao faça porque tu gosta. E pra isso, escreva sobre coisas que tu gosta.

Mas vamo lá... Ter um personagem com personalidade ajuda bastante. Acho que ter um personagem principal que é meio sem sal já fode metade da história =P Pessoas sem sal no geral, na vida, no mundo de verdade ja são um porre. Pensa que ninguém curte gente sem graça, entao tb nao vao curtir um personagem sem graça. O Thom não é o cara mais legal do mundo, mas ele tem personalidade. Alguém que lê a web ha bastante tempo sabe dizer como ele agiria em várias situações, pq ele tem "essência"=) .

Saiba a história do teu personagem! Tipo, o que ele fez da vida até chegar na idade atual? =P Vamo pensar no Thommo... Ele nunca teve muitos amigos, o Matt é melhor amigo dele desde criança, gostava da Bruna desde a quinta série, os pais dele sempre brigavam na frente dele, ele não curte muito o resto da família mas de vez em quando passava uns dias na fazenda da vó, começou a ir na pista quando tinha uns 13 anos e foi la que começou a fumar maconha e levar a vida que leva hahah Conheceu o Luc e mais um monte de gente, ENFIM! Isso é só pra resumir, pq eu ainda sei muita coisa da vida dele que eu nem falo na web, mas que eu sei que aconteceu, pra ajudar a criar a personalidade dele=) O mesmo vale pros outros personagens, mas acho que o importante mesmo é tu saber a história do personagem principal. Tipo, por que ele é desse jeito que é? =P Tem que ter um motivo.

TEM QUE TER UMA BAD! Não adianta tu fazer uma história bonita onde todo mundo é bonito e feliz e gosta muito da vida que leva. Porra, qual a graça disso? hahaha Eu pelo menos nunca gosto do personagem (seja filme, livro, seriado) certinho, que tem a vida certinha e que quer fazer tudo certinho. TÉDIO CARA! Tem que ter uma bad.

A partir dessa bad, alguma coisa tem que ser resolvida. No caso de uma web grande tipo pqogspn, são MUITAS bads, as vezes muitas acontecendo ao mesmo tempo aheuahu mas acho que é isso que prende a galera pra ler =) E isso que dá vontade de escrever tb. Vou confessar que as vezes eu fodo tanto a vida do Thom que eu nem sei como vou fazer pra tirar ele daquela bad depois HUAEHUAE Mas a graça é ficar pensando num jeito de resolver o negocio=) Assim como quem le acha graça ficar imaginando como ele vai se resolver daquilo.

Nao sei se deu pra entender bem esse negocio de "ter uma bad", mas é o que faz uma história. Se for uma web pequena, uma bad só ta de bom tamanho=) E claro, no caminho entre a bad e a bad resolvida, tem que ter coisas impedindo, obstáculos.

Outra coisa que muita gente não segue é mano: escreva sobre coisas que tu conhece. Não adianta eu pirar de escrever uma história que rola na Africa se eu nunca fui pra Africa nem nunca pesquisei nada pra escrever sobre a Africa =PPP Acho paia uma galera que escreve historia que aconteceu na EUROPA só pra ser hype e depois não saber nem como os caras vivem por lá. Na pqogspn eu nunca falo o nome da cidade nem nada. Isso é pra todo mundo poder se identificar, tanto o cara que mora em SP qto o que mora em Manaus pode ja ter visto algum lugar parecido com aquele que eu to narrando, e isso deixa as coisas mais reais. De todo jeito, eu sempre narro os lugares da web pensando em lugares que eu conheço (de verdade ou não). A república do Guará existe de verdade por exemplo, eu tb ja fui em muita pista de skate pra poder narrar como é a pista da web e o clima dela, todas as festas da web são inspiradas em alguma festa que ja existiu, tal.

Acho que é isso, por enquanto.. aheuha Nada do que eu falei é uma regra, pelo contrário.. São só coisas que eu acho que funcionam bem, ou que pelo menos funcionaram bem cmg =)

É NUISSSSS

4 comentários:

  1. AAEHAOIHEOIAHEIOA você ainda tá no começo, mas foi um começo bom pra cacete e por isso a gente fala que você é foda. Mas tá, continua sendo modesto, porque senão jajá tu tá insuportável OIAEIO

    ResponderExcluir
  2. meeeeeeeeeeeeeeu!
    fico realmente de boca aberta de ver como tu é humilde, muitos escritores fizeram bem menos que você mas saem por ai pagando de cult HAIUSHI'

    eu AMO escrever. escrevo desde que eu me lembro HASIHAUI' costumava postar no orkut, mas a comunidade é moderada e não tem muitas pessoas lá, então são poucos os que leem e menos ainda os que divulgam :P

    mas eu acabo cansando de ver as webs de 'romance colegial em que o menininho se apaixona pela menininha e eles vivem uma história de amor' e sobre vampiros? tem umas muito boas, mas já deu né? desculpa menininhas de quinze aninhos , mas é um saco :) AHSIUAHSIU'

    enfim, meu amor por pqogspn é imenso, fred!
    só Deus sabe o quando eu amo essa web e o quando eu já escrevi sonhando em ter o mesmo reconhecimento que tu tem. porque escrever coisinhas no tumblr é uma coisa, escrever e dedicar parte de você numa web (no meu caso, fanfic) e saber que tem gente lendo, que as pessoas gostam e você vê que elas vão acompanhar é maravilhoso *-*

    comecei a postar no fanfiction.net , acho que é um site legal (: e a quantidade de brasileiros também é boa, então vamo nessa õ/

    dá pra ver que você se inspirou em skins também, além das coisas que você vive. só assisti um seriado até agora, skins, porque tenho preguisa de baixar. (eu já tenho que baixar os animes e mangás que acompanho, não é pouco meeu AUHSIAUSHI')
    tentei escrever sobre a vida deles, mas é díficil pra mim porque eu penso de um jeito bem diferente do deles, minha rotina é beeeeeem diferente deles. e eu não sou a effy HAISUHAISUHIAUSH'
    eu prefiro falar sobre coisas que eu já passei/passo . na maioria das vezes, um personagem é a minha cara, ou a cara de uma amiga ou amigo meu. situações que estão na fanfic também aconteceram comigo. é melhor, porque você consegue escrever de vários jeitos diferentes e realmente 'se jogar' na cena com vários detalhes.

    nossa, brisei muito e me perdi, esqueci o que eu ia falar .-.
    HAISUHASIUH'

    enfim, eu comecei a escrever porque eu um livro sobre uma menina que sempre escreveu cartas pros outros. eu tenho uma preguisa imensuravel de escrever cartas e prefiro ligar pra pessoa AUSHIAUSH' mas pensei como seria se o final fosse diferente, se ela tivesse terminado com outro.. foi ai que eu comecei a escrever. por pura vontade *-*
    e acho que é assim que tem que ser. escrever porque gosta, não porque é obrigação, nem porque você vai ganhar um dinheiro com isso, ou pra pagar de prodígio AHSIUASHIU'

    no começo só quem lia minhas histórias eram minhas amigas e um amigo meu (meu melhor amigo, é quase meu irmão *-*) e nem minha mãe lia HIASUHIAUSH' quando eu recebi a primeira review (resposta à uma fanfic) de um desconhecido.. imagina eu surtando HASIUHA'

    faz um bem muito grande quando alguem diz que você escreve bem, ou que se identificou com a história, ou só quando diz que a história é foda e queria que acontecesse de verdade *o*
    sou a favor de todos tentarem escrever um pouquinho. não gostou? bls, não deu certo pra você. mas sempre tem alguem que gosta (: e é por isso que quem escreve tem tanto amor pelo o que escreveu. já dizia joaquim manuel de macedo quando fez 'a moreninha': "Quem escreve olha sua obra como seu filho, e todo o mundo sabe que o pai acha sempre graças e bondades na querida prole" *--*

    é fred. você sabe bem como pqogspn é importante né? HISHAIUHS'
    só quase morri com o gabrielzinho como o logan lerman, já enchi seu saco com isso pelo tumblr e pelo twitter. mas eu morri mesmo AUHSIAUHSIUH'

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. deu pra ver que tu curte mesmo escrever!! HIAUEAUEIH =))
    mas na boa, eu concordo com tudo que tu disse hahaha sobre escrever e pah.. e cara, eu nao tenho pq me achar com nada disso, sei la, msm pq eu nao escrevo a historia da minha vida na web hahah é a historia de 3 caras, e todo mundo curte ELES=) eu só escrevo oq surge na minha cabeça haha tp tu, eu me baseio em pessoas q eu conheço, em mim mesmo, eu coisas q eu vivi e pah. tu ta certa de nao forçar a barra escrevendo uma historia baseada em skins q nao tem nada a ver ctg =) foi isso q eu quis dizer no post, mais ou menos. a historia tem que ter VOCÊ nela =)
    mas enfim.. brigado ai por tudo que tu escreveu e boa sorte com as tuas fics!!=) s2

    ResponderExcluir